Dentista SP ajuda no tratamento da periodontite
A periodontia é uma especialidade da odontologia responsável pela prevenção e tratamento de doenças que afetam os componentes, tais como a estrutura e suporte para os dentes. Os dois elementos primordiais que desempenham essa função são as estruturas ósseas da mandíbula e maxila, assim como a gengiva.
O dentista SP especialista em periodontia, ajuda pacientes que sofrem com as patologias caracterizadas pela presença de inflamações crônicas, provocadas pelo acúmulo de bactérias. A presença desses agentes prejudica o tecido gengival de modo que, no decorrer do tempo, comprometem os tecidos e estruturas que servem de sustentação para arcada dentária.
Em certos grupos de pessoas, a periodontite tende a se desenvolver mais rapidamente. O dentista SP aponta que pessoas que sofrem com diabetes, os fumantes e indivíduos que estão com o sistema imune com baixa atividade costuma ter mais chances de sofrer com a periodontite.
Como a saúde do tecido gengival está associada pela firmeza do tecido, coloração rósea sadia, a falta de sangramento e a sua extensão, cobrindo por completo a raiz dos dentes, o teste clínico visual consiste como forma de inspecionar a saúde das gengivas. Adicionalmente, associado a este exame clínico, o dentista SP deve realizar a sondagem de periodontia, sendo este o exame principal para a constatação de casos de doença periodontal.
Consulte um dentista SP ao notar os sintomas da periodontite
As patologias periodontais agem sem causar muito alarde inicialmente. Por isso, muitos pacientes nem tem conhecimento de que estão com algum tipo de problema até que a doença alcance estágios mais avançados e, em certos casos, irreversíveis. Desse modo, a doença periodontal é uma das grandes responsáveis pela perda de elementos dentários na fase adulta.
Como a melhor forma de tratamento é a prevenção, o dentista SP aponta a importância dos hábitos de higiene bucal, que devem ser incorporados e seguidos de modo consistente. A orientação da forma como a limpeza deve ser feita também é importante, pois a negligência pode custar um, ou mais, dentes. Ademais, a visita ao dentista SP deve ocorrer de forma regular, para que seja feita a avaliação do caso e uma limpeza pelo profissional, evitando o acúmulo da placa bacteriana.
De qualquer forma, o dentista SP indica alguns sintomas que podem estar associados a um caso de periodontite. Assim, o paciente que perceber a presença desses sinais deve procurar orientação de um profissional. Dentre as indicações apontadas, estão:
- Sensibilidade dos dentes;
- Dor e incômodo persistentes ao mastigar;
- Sangramentos da gengiva;
- Mau hálito;
- Coloração mais vermelha das gengivas.
Dentista SP indica os tratamentos para periodontite
Os tratamentos para os casos de periodontite variam de acordo com o estágio em que a doença se encontra. É possível solucionar o problema logo no início, por meio de processos de limpeza mais profunda conhecida como raspagem e alisamento radicular. Nesse procedimento, o dentista SP realiza a remoção do tártaro que se encontra abaixo das linhas da gengiva, retirando as bactérias acumuladas e que já estão calcificadas na superfície dos dentes.
O tratamento para periodontia não costuma ser dolorido, porém a detecção só costuma ser feita em fase inicial se o paciente consultar um dentista SP.
Além do tratamento de alisamento e raspagem, o paciente pode contar ainda com a cirurgia de periodontia. O procedimento cirúrgico é indicado quando o quadro do paciente já está em estágio avançado e crítico, de modo que a intervenção cirúrgica é a forma mais recomendada.