Saiba mais a respeito do dentista restauração
A restauração é um procedimento odontológico que é realizado por um dentista restauração no dente que foi afetado por uma cárie, restabelecendo a sua forma e devolvendo a função mastigatória e fonética. O procedimento realizado pelo dentista restauração é feito através da remoção da parte do dente que está deteriorada, seguida da limpeza da região e, por último, o dentista restauração preenche a cavidade com o material para restauração, sendo o mais comum, a resina.
Assim, além de melhorar a estética do sorriso e restabelecer as funcionalidades dos dentes, a restauração fecha os espaços onde as bactérias podem se infiltrar, o que auxilia na prevenção e ocorrência de novas deteriorações dentárias. Somente um dentista restauração poderá realizar o procedimento, por isso busque por profissionais qualificados para que este avalie o estado de saúde bucal e indique se há ou não a necessidade do paciente fazer a restauração do dente, ou outro tipo de tratamento odontológico.
Quais os tipos de materiais utilizados nas restaurações
Hoje em dia é possível encontrar diferentes tipos de materiais utilizados pelo dentista restauração para realizar o procedimento. Não há um tipo ideal para todos os casos, o material será escolhido de acordo com as condições de saúde bucal apresentado pelo paciente e as suas necessidades. Os materiais mais utilizados para as restaurações são:
- Ouro: fitas sob encomenda em um laboratório próprio de prótese e apresentam boa durabilidade, podendo chega há mais de 20 anos. Por outro lado, é a opção mais cara;
- Porcelana, também conhecidas como facetas, são fabricadas sob medida em um laboratório de prótese específico. Apresentam um custo mais elevado e proporcionam uma melhor estética ao sorriso;
- Resina, são as mais utilizadas por apresentarem a coloração semelhante aos dentes naturais, sendo praticamente imperceptíveis;
- Amálgama (podendo ser uma liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e ou até mesmo, zinco): apresentam boa resistência, porém, devido à sua coloração escura não favorece a estética do sorriso e por este motivo, tem diminuído o seu uso.
É preciso levar em consideração na escolha do tipo de material o fato de algumas pessoas apresentarem alergia a certos tipos de materiais.