Dentista lente de contato
O uso da lente de contato dentária caiu no gosto popular por ter aplicação rápida e bons resultados na correção de imperfeições como diastemas nos dentes, pequenas falhas que os pacientes desejam manter escondidos, manchas e escurecimento dos dentes.
Para auxiliar na tarefa, os pacientes podem procurar pelo dentista lente de contato que esclarece sobre a técnica, suas limitações e os casos mais indicados para o seu uso. O procedimento não causa dores, apresenta boa durabilidade e apresenta bons resultados em um curto intervalo de tempo.
Mas afinal, o que é uma lente de contato dental? Essa indagação costuma ser muito frequente em pacientes que se deparam com o nome da técnica. De forma breve, a lente consiste em uma forma de prótese feita com material de cerâmica ou porcelana. É um elemento delgado e apresenta baixo risco de sair da sua posição ou de sofrer fraturas.
Por isso, o dentista lente de contato recomenda o uso da lente de contato como procedimento estético, pois requer pouca intervenção, apresenta boa durabilidade, consegue disfarçar muito bem imperfeições, manchas, ajudam a aumentar o tamanho dos dentes e a manter um sorriso e restaurar os dentes.
Dentista lente de contato esclarece as contraindicações de seu uso
Apesar das vantagens que o uso da lente de contato dental apresenta, o dentista lente de contato indica que há casos que seu uso e aplicação devem ser evitados. Pessoas que sofrem de bruxismo, uma disfunção que faz a pessoa ranger os dentes de forma involuntária, assim como as que roem as unhas e tem o hábito de morder e colocar objetos na boca, como as crianças, podem não ser o público mais adequado para esse tipo de tratamento.
Segundo a avaliação do dentista lente de contato, esse grupo de pessoas podem se beneficiar com o uso das facetas de porcelana, que são mais espessas e podem resistir melhor na boca dessas pessoas.
Outras contraindicações para o uso da lente incluem:
- Pessoas que sofrem com o tártaro;
- Casos de cáries;
- Casos de endodontia que tem a polpa do dente comprometida e não foram tratados;
- Doenças gengivais;
- Fraturas ou fissuras nos dentes.
Dentista lente de contato aponta os motivos de adotá-las
O uso da lente de contato dentária apresenta vantagens que justificam o seu sucesso e grande número de pacientes que optam pelo seu uso. De acordo com o dentista lente de contato, as vantagens dessa técnica incluem a melhoria na estética do sorriso, uma vez que tem impacto direto no aspecto visual dos dentes, especialmente os frontais.
Outra vantagem dessa técnica se baseia no fato de que as estruturas dos dentes originais quase não são alteradas. O desgaste feito na superfície dos dentes originais é mínimo. O dentista alerta, porém, que os cuidados com a limpeza devem ser mantidos, já que a cobertura de porcelana ou cerâmica, não tem qualquer relação com a prevenção contra cáries.
Por fim, as lentes apresentam boa durabilidade e chegam a exercer sua função por um intervalo médio superior a dez anos. As visitas ao dentista devem ser feitas como forma de fazer a manutenção do material.