Dentista especialista em extração de dente
O dentista especialista em extração de dente ajuda a manter o sorriso saudável. Conhecida também como exodontia, a extração dental é um procedimento cirúrgico que objetiva a retirada dos dentes que comprometem de alguma forma a arcada dentária e a saúde da cavidade oral da pessoa.
Durante a infância, a extração dos dentes de leite ocorrem de maneira quase que espontânea, de forma que a troca ocorre gradualmente colaborando para que a troca não interfira negativamente na posição dos dentes permanentes. A exodontia é bastante comum para a retirada do dente do siso, também conhecido como terceiro molar. Problemas com a erupção desse dente podem requerer a sua extração, como o caso de dente do siso incluso.
Existem muitos motivos que para que a exodontia seja realizada. O dentista especialista em extração de dente indica as principais causas que costuma incitar a remoção de um dente:
- Dentes que apresentam fratura radicular;
- Casos em que há necrose da polpa do dente, de modo que o tratamento endodôntico não é mais capaz de recuperar;
- Casos em que há grande mobilidade. Costumam ser casos de doença periodontal em estágio avançado;
- Remoção do dente do siso.
Dentista especialista em extração de dente apresenta dicas para ajudar na recuperação
Após a remoção do dente, o paciente que passa pela intervenção cirúrgica deve adotar cuidados essenciais para que ajudam na cicatrização da gengiva. Assim, a recuperação ocorre de maneira mais rápida e os resultados podem ser logo percebidos.
Segundo o dentista especialista em extração de dente, o tempo de repouso varia conforme a complexidade da operação realizada. As dicas que ajudam a recuperação do paciente incluem:
- Permanecer em repouso total nos primeiros dias que sucedem a exodontia. Atividades físicas e esforços são terminantemente proibidos;
- A cabeça deve ficar elevada ao se deitar;
- Evitar a exposição direta aos raios solares. Banhos quentes e a ingestão de alimentos e bebidas muito quentes também são contraindicados;
- Manter os hábitos de higienização, aplicando menos pressão e força na região em que o dente foi retirado. A quantidade de creme dental também deve ser menor
- Fazer compressas de gelos diversas vezes ao longo do dia. A aplicação deve ter duração de 20 minutos.
Além das recomendações acima, o paciente não deve ingerir bebidas alcoólicas, pois dificultam o processo de cicatrização. Com relação ao uso de medicamentos, deve-se ficar restrito aos que são prescritos pelo médico.
Dentista especialista em extração de dente indica os cuidados com o procedimento
O dentista especialista em extração de dente é o cirurgião dentista, que costuma se deparar com casos de exodontia e ajuda os pacientes com a devida orientação e execução do procedimento. Dentre os cuidados que devem ser despendidos, o dentista especialista em extração de dente, orienta ao paciente que opte por refeições leves e que faça o uso adequado dos medicamentos prescritos.
Aos fumantes, é indicado que não pratiquem o tabagismo antes de passar pela cirurgia. No caso de gestantes, recomenda-se que o procedimento seja feito até os seis meses de gestação. Passado o período, é indicado que adie a remoção do dente.