PASSO A PASSO

PASSO A PASSO DE COMO ENCONTRAR CLÍNICAS PRÓXIMAS A SUA RESIDÊNCIA

Digite seus Dados

Digite seus Dados

É fundamental que os dados estejam corretos para que a pesquisa seja feita com sucesso!

Digite o seu CEP

Digite o seu CEP

É por meio do seu CEP que vamos encontrar os melhores consultórios, perto de você!

Escolha a Especialidade

Escolha a Especialidade

São mais de 15 especialidades odontológicas para colocar a sua saúde bucal em primeiro lugar!

Agende sua Consulta

Agende sua Consulta

Você terá acesso ao endereço, telefone e distância para entrar em contato com a clínica mais perto de você!

Encontre a clínica mais próxima a você

Não sei meu cep
especialidade

Especialidades

Estética

Clareamento - Lente de Contato - Aparelho Transparente

Implantes

Implantes Dentários - Manutenção de Implantes - Implantes para fixar dentaduras - Carga imediata

Ortodontia Estética

Aparelho Transparente - Aparelho Estético - Aparelho fixo - Alinhadores transparentes - Aparelho móvel - Aparelho lingual

Clínica Geral

Check-up - Avaliação - Consulta Geral

Prótese

Coroa - Prótese Dentária - Prótese parcial fixa - Prótese parcial removível - Prótese total removível - Prótese flexível

Cirurgia Oral Menor

Cirurgia Oral Menor - Extração de Siso - Remoção de freio labial - Frenectomia lingual - Procedimentos na gengiva - Cirurgias pré-protéticas - Remoção de cistos

Laserterapia

Laserterapia

Endodontia

Tratamento de Canal - Restauração - Dor de dente - Dor no maxilar - Trauma aparente - Inchaço - Exposição do nervo

Harmonização Facial

Rejuvenescimento - Sorriso Harmônico

Cirurgia Buco-maxilo-facial

Cirurgia Maxilar - Cirurgia Buco-maxilo-facial

ENCONTRAR CLÍNICAS
dentista emergência
dentista emergência

dentista emergência

Qual a diferença entre dentista emergência e urgência?

Quando se trata de dentista emergência, é comum as pessoas entenderem como uma dor de dente, ou um dente quebrado, e outros problemas que podem vir a acontecer no meio da conturbada rotina. Mas, a grande questão do uso da palavra emergência para esses casos é que, ao contrário do muitos pensam, isso é levado como urgência odontológica, e não emergência.

Qual a principal diferença entre as duas palavras, então? As duas palavras se diferenciam pela gravidade dos problemas. Por exemplo, casos de urgência são aqueles que fazem o paciente se encontrar em Pontos Socorros 24h quando menos se espera. Normalmente, situações como essa costumam acontecer devido a dores de dente, dente quebrado, ou qualquer outro acidente que possa vir a ter acontecido.

Em contrapartida, casos de dentista emergência são resignadas a pacientes com idade avançada, estressados, hesitantes, diabéticos, que sofrem de pressão alta, alérgicos, com distúrbios respiratórios ou cardiopatas. Esses pacientes podem correr risco de morte caso algum problema odontológico venha a acontecer. Por esse motivo, eles são dados como dentista emergência, pois podem desencadear em algo muito pior do que só algumas horas dentro de um consultório.

É comum ter medo de se consultar com um dentista, ou se ver em uma situação que não há outra opção a não ser ir ao encontro de um. Pacientes ansiosos geralmente sofrem com isso, e podem ser identificados caso as pupilas estejam dilatadas, ou a pele esteja pálida, transpiração excessiva, hiperventilação, tremores, tonturas, boca seca, fraqueza, dificuldade de respirar, aumento de pressão e frequência cardíaca.

O medo de dentista também pode surgir devido a experiências ruins vividas na infância, ou a grande pressão que a sociedade coloca em cima desses profissionais. É muito comum ouvir relatos de pessoas que já passaram pelos piores momentos dentro de um consultório odontológico. Isso causa uma certa "má fama" em cima do que acontece dentro das consultas. Esses relatos vão passando de geração para geração, causando medo nas pessoas, e, no fim das contas, o dentista emergência acaba sendo evitado.

Mas, algo que deveria ser levado em conta, é a constante evolução que a tecnologia vem causando na área da saúde, o que afeta diretamente na odontologia também. Muitos dos procedimentos feitos no passado que costumavam causar dores devido à falta de tecnologia, hoje em dia são completamente diferentes, oferecendo um maior conforto e segurança ao paciente. A odontologia está sempre em evolução, mas infelizmente, sua fama não está em constante crescimento em conjunto.

O que o dentista emergência costuma tratar em consultórios odontológicos em casos de urgência e emergência?

O dentista emergência precisa sempre estar preparado para lidar com qualquer tipo de caso. Confira abaixo os principais tipos de casos que costumam aparecer em situações, tanto de emergência, quanto de urgência.

ENDODONTIA | TRATAMENTO DE CANAL

O tratamento de canal costuma ser um dos procedimentos que mais assustam os pacientes. Sua má fama é devido a relatos absurdos feitos em relação a ele. Muitas pessoas podem até mesmo evitar o dentista caso vejam que possuem a chance de serem diagnosticadas com canal. Mas, é válido dizer que esses relatos e medo deveriam ficar no passado, pois o tratamento não é mais o mesmo de antigamente.

Com o avanço da tecnologia que está cada vez mais influenciando na área da saúde e odontológica, o tratamento de canal conseguiu evoluir, deixando-o mais tranquilo. Se a situação for ignorada devido ao medo de passar por um tratamento que não é mais o mesmo de antes, as dores tendem a somente aumentar e acabar se tornando algo muito pior do que é, conseguindo afetar diretamente outras partes do corpo.

Esse tratamento é indicado para conseguir reparar e salvar dentes danificados e infectados na central do dente, ou seja, na polpa dentária. Ela consiste em um tecido mole que contém nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo. É localizada no interior do dente se estendendo até a coroa dentária e a ponta da raiz. Essa raiz está inserida dentro do osso da maxila ou da mandíbula. Se a polpa sofrer lesões ou estiver infeccionada ou doente e não conseguir se recuperar sozinha, ela necrosa.

As causas mais comuns de canal são fraturas dentárias e cáries dentárias. Se o dentista emergência não tratá-las imediatamente, irá se formar pus na ponta da raiz dentro do osso maxilar ou mandibular, podendo causar danos no osso ao redor do dente e, em casos mais extremos, até mesmo sendo obrigatório extrair o dente por completo.

O tratamento consiste em fazer uma abertura no dente para que o dentista emergência possa fazer a retirada da polpa do dente infeccionado para, em seguida, fazer a limpeza completa do local, desinfetando-o. A partir disso, ele irá preencher o local com materiais específicos que irão se responsabilizar pela proteção do dente. A tecnologia de hoje em dia obtém de aparelhagens microscópicas eletrônicas que permitem triplicar a precisão do acesso e obstruir canais, que fazem com que o tratamento seja menos doloroso e mais confortável para o paciente.

Entretanto, tudo isso pode ser evitado caso o paciente siga alguns cuidados diários. Isso é válido ainda mais para quem já passou pelo tratamento e não deseja passar novamente. Por exemplo, praticar uma boa higiene bucal é essencial para que a boca esteja sempre saudável, prevenindo com que bactérias se apossem do local, causando cáries e outros problemas. Escovar os dentes três vezes ao dia e utilizando fio dental ao menos uma vez ajuda na prevenção de problemas futuros. Consultar um dentista emergência regularmente também oferece uma maior prevenção, além de permitir com que seja feita a profilaxia, mais conhecida como limpeza dentária. Além disso, outra dica é evitar a mastigação de alimentos duros, como gelo, por exemplo. Isso faz com que os dentes não se quebrem e seja evitado que os canais das raízes sejam danificados.

EXODONTIA | EXTRAÇÃO DENTAL

A extração dental é outro procedimento que costuma causar medo entre os pacientes. Ela acontece quando, por exemplo, dentes estiverem quebrados ou danificados por cáries, e o dentista emergência não conseguir consertá-lo com restauração, coroa ou algum outro tratamento. Se existirem muitos danos, geralmente, a extração dental acaba sendo a única opção possível.

Outros casos que a extração pode vir a ser necessária é quando não há espaço suficiente para todos os dentes da boca - normalmente dentes do siso - ou quando uma infecção destruir uma grande porção do dente ou do osso adjacente. O dentista emergência recomenda que os dentes inclusos sejam extraídos quando nasceram apenas parcialmente. Por esse motivo, as bactérias conseguem se instalar em volta desses dentes, causando infecções que podem se estender para o osso adjacente tornando-se um problema ainda mais grave.

Existem dois procedimentos de extração dental: extração simples e extração cirúrgica. A extração simples acontece em dentes que podem ser vistos na boca. O dentista emergência, durante o procedimento, solta o dente com um instrumento chamado alavanca, para, em seguida, utilizar a pinça para conseguir fazer a remoção do dente. Já a extração cirúrgica consiste em um procedimento mais complexo. Ele só é feito quando o dente causa alguma interrupção na linha da gengiva ou quando não entrou em erupção na boca. O dentista emergência, assim, faz uma pequena incisão na gengiva para remover de forma cirúrgica o dente quebrado ou o dente do siso.

O pós-operatório da exodontia é doloroso, não há como negar. Mas existem algumas dicas para conseguir controlar a dor e deixar o processo um pouco mais suportável. Por exemplo, colocar cubos de gelo no rosto ajuda a diminuir o inchaço, alternando 20 minutos com gelo e 20 minutos sem. Ingerir somente alimentos frios, macios ou líquidos também ajuda com que a dor ao se alimentar não seja grande. Fumar, utilizar canudos ou cuspir após a cirurgia são ações completamente proibidas. Elas podem fazer com que o coágulo do sangue seja empurrado para fora do buraco onde se encontrava o dente.

BRUXISMO

O bruxismo é um caso que precisa de um pouco mais de atenção. Ele é uma desordem funcional que leva a pessoa a ranger e apertar os dentes, em uma grande maioria das vezes, durante o sono. Esse hábito é involuntário que pode vir a causar dores, desgastes e até mesmo amolecimento dos dentes, e em casos mais extremos, problemas ósseos, problemas na gengiva ou na articulação da mandíbula.

Essa desordem pode ser causada por:

  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Apneia;
  • Dor de garganta;
  • Dor de dente.

Os sintomas mais comuns costumam transitar entre dores de cabeça, dores no músculo da mandíbula ao acordar, zumbidos e dores no ouvido, dores no pescoço e estalos ao abrir e fechar a boca, além de alterações no sono. A partir disso, o dentista emergência deve ser consultado imediatamente para indicar o tratamento correto para o caso.

Existem vários tratamentos para o bruxismo, que vão ser indicados dependendo de cada caso. O principal deles é o uso de um dispositivo ou placa feita sob medida e de resina acrílica. Esse aparelho é encaixado na arcada superior, de forma que permite proteger o atrito com os dentes inferiores. Em outros casos é indicado pelo dentista emergência alguns meios de relaxamento, ou terapias, caso os problemas causadores do bruxismo seja estresse ou ansiedade. Isso irá ajudar a aliviar a tensão cotidiana, contribuindo no combate ao estresse. Meditação antes de dormir, ouvir músicas relaxantes, ler um livro e fazer passeios no parque são algumas das atividades indicadas.

Entretanto, se o bruxismo for causado por mordida errada, o dentista emergência indicará para o paciente os tratamentos de restaurações, coroas ou até mesmo aparelhos ortodônticos. Quanto mais rápido for procurado um dentista emergência, mais rápido medidas serão tomadas, prevenindo que ocorram fraturas nos dentes.

RESTAURAÇÃO DENTAL

A restauração dental é uma eficiente forma de fazer com que o dente afetado por cáries consiga voltar à sua forma e função normal. Ela também consegue prevenir com que ocorra uma deterioração futuramente. O procedimento é feito por um dentista emergência, e consiste em remover a parte do dente que está deteriorada, limpar completamente a área para, então, preencher a cavidade limpa com um material de restauração.

Existem 4 tipos de restauração dental, sem nenhum deles conseguir se encaixar em todos os casos, como se fosse uma opção universal. O dentista emergência irá analisar a situação, e assim indicar o melhor tipo para o paciente, analisando possibilidades de alergia, etc. São eles:

  • Restauração de ouro;
  • Restauração de prata;
  • Resinas compostas;
  • Restaurações de porcelana.

As restaurações de ouros são feitas sob encomenda para, posteriormente, serem cimentadas no dente. As incrustações do ouro são bem recebidas pelos tecidos gengivais chegando a ter uma durabilidade de até 20 anos. Muitos dentista emergência consideram esse o melhor material de restauração, mas, infelizmente, é a opção mais cara entre todas além de exigir muitas idas ao consultório odontológico para consultas.

As restaurações de pratas, conhecidas também como restaurações de amálgama, são muito resistentes e, ao contrário das de ouro, são mais cabíveis ao bolso. Entretanto, possuem a desvantagem de serem mais aparentes devido à sua cor mais escura, mas não são usadas em áreas muito visíveis, como os dentes anteriores.

Já as resinas compostas são as que combinam perfeitamente com a cor do dente, bastante usadas quando se deseja uma aparência mais natural. Seus ingredientes são misturados e colocados diretamente na cavidade, onde farão seu endurecimento. Não são ideias para grandes restaurações devido às chances de causarem lascas ou desgastes com o tempo. Mancham facilmente com pigmentos de café, chá ou tabaco, o que pode ser ruim para quem não vive sem um cafézinho matinal. Sua durabilidade não é tão grande quanto as de ouro, chegando a ser de 3 à 10 anos.

Para finalizar, as restaurações de porcelana, chamadas também de incrustações ou facetas, também são feitas sob medida em laboratórios de próteses, para posteriormente, serem cimentadas diretamente no dente. Elas combinam com a cor do dente e conseguem resistir a manchas, além de cobrir a maior parte do dente. É um pouco mais barata do que a de ouro, mas ainda assim, seu custo é o que chega mais perto da mencionada.

PERIODONTIA

A periodontia consiste em tratar do conjunto de problemas que afetam desde a gengiva até os ossos que os sustentam, incluindo inflamações e infecções nessa área. É uma área que reforça que os cuidados bucais não devem se restringir somente aos dentes, mas sim que as gengivas também merecem atenção e que podem causar problemas tão sérios quanto os que os dentes causam.

Para entender melhor a importância da gengiva, ela é a responsável por fixar os dentes aos ossos maxilar e mandibular, oferecendo o suporte necessário para que seja possível morder, mastigar e até mesmo falar. Um problema gengival pode conseguir acarretar na perda dentária, ou seja, merece – e muito – a atenção na hora de cuidar da saúde bucal.

Ao se tratar de doenças periodontais, elas podem ter inúmeras causas, mas a mais comum são falhas na higienização bucal. Pacientes com hábito de fumar ou diabéticos possuem maior propensão para possuir essas doenças. Sendo as principais delas, a gengivite e periodontite.

A gengivite é uma inflamação na gengiva, e aparece quando é possível notar a gengiva um pouco mais avermelhada, inchada ou sensível, com grande tendência a sangrar durante os momentos de higienização. Esses sintomas podem ser o estágio inicial da doença periodontal, surgindo devido ao acúmulo de placa bacteriana, uma película que se forma nos dentes e na gengiva que tem como função liberar ácidos que irritam muito facilmente a região.

Seus sintomas também podem incluir retração na gengiva, que nada mais é do que deixar os dentes com uma aparência mais alongada, mau hálito, gosto ruim na boca e formação de pus. Para tratar isso tudo é necessário que se faça a profilaxia, conhecida como limpeza bucal, juntamente de um dentista emergência, para que ele consiga remover toda a placa bacteriana e tártaro presentes na região.

Já a periodontite é uma evolução da gengivite, sendo causada quando a gengivite não é tratada. Nessa fase, a inflamação ou infecção da gengiva já evoluiu tanto que conseguiu alcançar as fibras e os ossos, chegando até mesmo a causar a perda dos dentes. É um caso sério, o que reforça ainda mais a importância de se consultar com um dentista emergência a partir do aparecimento dos primeiros sintomas.

Essa doença é resultado de uma formação de bolsa na gengiva, que é a favor da destruição dos tecidos e o abcesso dentário. Nesse caso, os dentes começarão a ficar moles, chegando até mesmo a correrem risco de caírem, e da infecção conseguir alcançar outros tecidos, como os ossos que envolvem a arca dentária como um todo.

Caso a periodontite não for tratada, ela pode chegar a causar a endocardite, que consiste em deixar uma bactéria cair na corrente sanguínea causando uma infecção nas válvulas do coração, podendo ser fatal a vida da pessoa. Mais uma vez reforçando que a consulta com um dentista emergência deve ser feita imediatamente. Qualquer espera por achar que o problema pode se resolver sozinho, ou que os sintomas não significam nada, podem resultar em um problema ainda maior.

O tratamento também consiste em utilizar a profilaxia, com recebimento de orientações para uma melhor higiene bucal para ser praticada após a saída do consultório do dentista emergência, além do uso de antibiótico para ajudar a sanar a infecção. Em casos mais graves, talvez seja necessário fazer uma cirurgia com o intuito de limpar as bolsas mais profundas e a remoção de dentes que estejam mais comprometidos para evitar o espalhamento da infecção.

Dentro da periodontite, ainda existem os tratamentos estéticos. Eles ajudam com que os pacientes tenham uma melhor na autoestima e mais vontade de mostrar seu sorriso. O principal desses tratamentos é o para retirar o excesso da gengiva, conhecido como recontorno ou plástica gengival. Esse problema faz com que o paciente tenha vergonha de sorrir, passando a limitar suas expressões faciais.

Outro tratamento é para pigmentação da gengiva. Ele é recomendado quando as gengivas possuem manchas escuras devido ao acúmulo de melanina, pigmento que fornece cor à cútis, olhos e cabelos. Essas manchas prejudicam a harmonia do sorriso podendo incomodar o paciente, mas não necessariamente significam problemas de saúde. O procedimento consiste em clarear a gengiva ou utilizar o peeling gengival, tratamento que faz uma descamação da camada mais superficial da gengiva com o uso de instrumentos manuais, laser e ultrassom.

ESTOMATOLOGIA

A estomatologia é uma área da odontologia que não é tão comentada, e também cuidada pelo dentista emergência, mas que é extremamente importante. Ela possui o objetivo de prevenir, diagnosticar e tratar doenças que se abrigam nas cavidades da boca. Por exemplo, ele trata diretamente com lesões como hiperplasias, aftas e herpes, ou até mesmo carcinoma e câncer oral.

A importância da profilaxia feita por dentista emergência

A profilaxia, também conhecida como limpeza dentária, é o principal meio de evitar com que sejam necessárias as consultas emergenciais ao dentista emergência. Elas são as responsáveis por evitar doenças como cáries e canal, doenças periodontais e até mesmo as tão temidas extrações dentárias. Se feita de, no mínimo, 6 em 6 meses a saúde bucal estará sempre prevenida, juntamente com a higienização que deve ser feita diariamente, e sempre em dia.

Essa limpeza consiste em remover as placas bacterianas e tártaro presentes nos dentes. O procedimento é bastante simples, indolor e rápido, sendo necessária apenas uma consulta com o dentista emergência para completá-la. Ela consiste em apenas 4 passos: utilizar o ultrassom ou instrumentos curetas para fazer a raspagem dos tártaros, aplicar um jato de bicarbonato de sódio para remover a placa bacteriana e o tártaro, e que permite também proteger e polir os dentes; fazer uma escovação completa com uma escova elétrica e pasta de dente profissional; e, para finalizar, aplicar o flúor, que consegue devolver os minerais além de fortificar os dentes.

Para todas as situações mencionadas acima, é sempre importante consultar o dentista emergência pois somente ele poderá indicar o tratamento correto para cada caso. Existem diversas dicas de tratamentos caseiros, que não são recomendados pelo dentista emergência, espalhadas pela internet que, em muitos casos, podem acabar prejudicando ainda mais o problema. A saúde bucal é algo extremamente importante para ser levada nas coxas.

Regiões onde atendemos

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe

Estados onde atendemos

  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende
  • Belo Horizonte
  • Uberlândia
  • Contagem
  • Juiz de Fora
  • Betim
  • Montes Claros
  • Ribeirão das Neves
  • Uberaba
  • Governador Valadares
  • Ipatinga
  • Santa Luzia
  • Sete Lagoas
  • Divinópolis
  • Ibirité
  • Poços de Caldas
  • Patos de Minas
  • Teófilo Otoni
  • Sabará
  • Pouso Alegre
  • Barbacena
  • Varginha
  • Conselheiro Lafeiete
  • Araguari
  • Itabira
  • Passos
  • Serra
  • Vila Velha
  • Cariacica
  • Vitória
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Linhares
  • São Mateus
  • Colatina
  • Guarapari
  • Aracruz
  • Viana
  • Nova Venécia
  • Barra de São Francisco
  • Santa Maria de Jetibá
  • Castelo
  • Marataízes
  • São Gabriel da Palha
  • Domingos Martins
  • Itapemirim
  • Afonso Cláudio
  • Alegre
  • Baixo Guandu
  • Conceição da Barra
  • Guaçuí
  • Iúna
  • Jaguaré
  • Mimoso do Sul
  • Sooretama
  • Anchieta
  • Pinheiros
  • Pedro Canário
  • Bertioga
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe
  • São José dos campos
  • Campinas
  • Jundiaí
  • Sorocaba
  • Indaiatuba
  • São José do Rio Preto
  • Itatiba
  • Amparo
  • Barueri
  • Ribeirão Preto
  • Marília
  • Louveira
  • Paulínia
  • Bauru
  • Valinhos
  • Bragança Paulista
  • Araraquara
  • Americana
  • Atibaia
  • Taubaté
  • Araras
  • São Carlos
  • Itupeva
  • Mendonça
  • Itu
  • Vinhedo
  • Marapoama
  • Votuporanga
  • Hortolândia
  • Araçatuba
  • Jaboticabal
  • Sertãozinho
  • Curitiba
  • Londrina
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Cascavel
  • São José dos Pinhais
  • Foz do Iguaçu
  • Colombo
  • Guarapuava
  • Paranaguá
  • Araucária
  • Toledo
  • Apucarana
  • Pinhais
  • Campo Largo
  • Almirante Tamandaré
  • Umuarama
  • Paranavaí
  • Piraquara
  • Cambé
  • Sarandi
  • Fazenda Rio Grande
  • Paranavaí
  • Francisco Beltrão
  • Pato Branco
  • Cianorte
  • Telêmaco Borba
  • Castro
  • Rolândia
  • Joinville
  • Florianópolis
  • Blumenau
  • Itajaí
  • São José
  • Chapecó
  • Criciúma
  • Jaraguá do sul
  • Lages
  • Palhoça
  • Balneário Camboriú
  • Brusque
  • Tubarão
  • São Bento do Sul
  • Caçador
  • Concórdia
  • Camboriú
  • Navegantes
  • Rio do Sul
  • Araranguá
  • Gaspar
  • Biguaçu
  • Indaial
  • Mafra
  • Canoinhas
  • Itapema
  • Porto Alegre
  • Caxias do Sul
  • Pelotas
  • Canoas
  • Santa Maria
  • Gravataí
  • Viamão
  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Rio Grande
  • Alvorada
  • Passo Fundo
  • Sapucaia do Sul
  • Uruguaiana
  • Santa Cruz do Sul
  • Cachoeirinha
  • Bagé
  • Bento Gonçalves
  • Erechim
  • Guaíba
  • Cachoeira do Sul
  • Santana do Livramento
  • Esteio
  • Ijuí
  • Alegrete
  • Recife
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Olinda
  • Caruaru
  • Petrolina
  • Paulista
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • Garanhuns
  • Vitória de Santo Antão
  • Igarassu
  • São Lourenço da Mata
  • Abreu e Lima
  • Santa Cruz do Capibaribe
  • Ipojuca
  • Serra Talhada
  • Araripina
  • Gravatá
  • Carpina
  • Goiana
  • Belo Jardim
  • Arcoverde
  • Ouricuri
  • Escada
  • Pesqueira
  • Surubim
  • Palmares
  • Bezerros
  • Salvador
  • Feira de Santana
  • Vitória da Conquista
  • Camaçari
  • Itabuna
  • Juazeiro
  • Lauro de Freitas
  • Ilhéus
  • Jequié
  • Teixeira de Freitas
  • Alagoinhas
  • Barreiras
  • Porto Seguro
  • Simões Filho
  • Paulo Afonso
  • Eunápolis
  • Santo Antônio de Jesus
  • Valença
  • Candeias
  • Guanambi
  • Jacobina
  • Serrinha
  • Senhor do Bonfim
  • Dias d'Ávila
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Itapetinga
  • Irecê
  • Campo Formoso
  • Casa Nova
  • Brumado
  • Bom Jesus da Lapa
  • Conceição do Coité
  • Itamaraju
  • Itaberaba
  • Cruz das Almas
  • Ipirá
  • Santo Amaro
  • Euclides da Cunha
  • Fortaleza
  • caucacia
  • Juazeiro do Norte
  • Maracanaú
  • Sobral
  • Crato
  • Itapipoca
  • Maranguape
  • Iguatu
  • Quixadá
  • Canindé
  • Pacajus
  • Crateús
  • Aquiraz
  • Pacatuba
  • Quixeramobim
  • São Luís
  • Imperatriz
  • São José de Ribamar
  • Timon
  • Caxias
  • Codó
  • Paço do Lumiar
  • Açailândia
  • Bacabal
  • Balsas
  • Barra do Corda
  • Teresina
  • São Raimundo Nonato
  • Parnaíba
  • Picos
  • Uruçuí
  • Floriano
  • Piripiri
  • Campo Maior
  • Goiânia
  • Aparecida de Goiânia
  • Anápolis
  • Rio Verde
  • Luziânia
  • Águas Lindas de Goiás
  • Valparaíso de Goiás
  • Trindade
  • Formosa
  • Novo Gama
  • Itumbiara
  • Senador Canedo
  • Catalão
  • Jataí
  • Planaltina
  • Caldas Novas
  • Campo Grande
  • Dourados
  • Três Lagoas
  • Corumbá
  • Ponta Porã
  • Cuiabá
  • Várzea Grande
  • Rondonópolis
  • Sinop
  • Tangará da Serra
  • Cáceres
  • Sorriso
  • Manaus
  • Parintins
  • Itacoatiara
  • Manacapuru
  • Coari
  • Centro Amazonense
  • Belém
  • Ananindeua
  • Santarém
  • Marabá
  • Castanhal
  • Parauapebas
  • Itaituba
  • Cametá
  • Bragança
  • Abaetetuba
  • Bragança
  • Marituba