Quando procurar por um dentista de emergência
É comum que pequenos acidentes possam ocorrer ao longo da vida, como por exemplo, a queda de um dente, sangramento da gengiva, entre outros. Quando isto acontece é preciso buscar atendimento de um dentista de emergência o mais rápido possível para que a situação não se agrave e gere problemas ainda mais graves.
Em que situações é preciso procurar um dentista de emergência?
Este profissional busca o atendimento de situações de emergência odontológica que podem ser consideradas as situações nas quais o paciente sinta algum tipo de sofrimento, dor ou desconforto que tem origem na cavidade oral (dentes, gengiva, bochecha, língua ou ossos da região da face). Listamos a seguir algumas situações que podem ser consideradas como emergência odontológica e requerem o atendimento de um dentista de urgência:- Dor de dente intensa;
- Mordida ou trauma nos lábios, língua ou bochecha;
- Descolamento de coroa;
- Dor na gengiva;
- Abcessos dentários;
- Objetos presos entre os dentes;
- Fratura ou perda de dente.
Além destes, quando ocorrer qualquer trauma na região da boca é preciso buscar um dentista de emergência para que este possa avaliar o quadro clínico em que se encontra o paciente e proceder com o tratamento mais adequado para cada situação e orientar o paciente.
O mais importante é manter a calma e não tomar atitudes precipitadas que possam agravar a situação. Antes de chagar ao local de atendimento, o paciente pode enxaguar a boca com água morna para fazer uma limpeza da área. No caso de objetos presos entre os dentes, tente removê-lo com o fio dental e não utilize objetos pontiagudos ou de corte para isto. Quando ocorrer algum tipo de fratura ou queda de dentes, o paciente pode enxaguar a boca com água morna para a retirada de sujeiras e não esfregar a região da raiz do dente.
No caso de perda de um dente permanente, é preciso buscar atendimento de um dentista de emergência imediatamente e fazer pressão direta no foco do sangramento com um pano limpo e compressas frias no rosto para diminuir a dor e o inchaço. Deve-se evitar fazer compressas quentes ou frias diretamente na gengiva ou nos dentes, e não aplicar nenhum tipo de medicamento, pomada ou tratamento caseiro na região afetada, busque atendimento o mais rápido possível.
Como é feito o atendimento na emergência odontológica por um dentista de emergência?
Em um primeiro momento, o profissional irá fazer uma rápida avaliação do quadro clínico do paciente, examinando indicam da lesão para então verificar se há a necessidade de realizar exames complementares para um melhor diagnóstico. Somente após isto, o dentista de emergência irá proceder com o tratamento mais adequado para cada situação, seja uma extração de dente, reimplante dentário, drenagem de infecções, controle de sangramentos, sutura de cortes, substituição de coroas, entre outros.Quando uma situação de emergência ocorre, é preciso buscar o atendimento em um local equipado com um pronto-socorro odontológico que dispõe de toda a infraestrutura necessária para prestar os serviços emergenciais necessários, podendo ser em um hospital tradicional, centro de saúde especializado, etc.