O avanço da tecnologia em consultório dentário
É comum encontrar pessoas que evitam a todo custo se consultar com dentistas em consultório dentário. Existem casos de algumas que não vão a uma consulta há anos, deixando de lado qualquer tipo de perigo e risco que elas possam ter em relação a sua saúde bucal, devido ao medo do que iriam encontrar no local, e por qual procedimento seriam obrigadas a passar.
Esse medo foi construído de geração para geração devido a relatos de pessoas que passaram por maus momentos dentro de consultório dentário. Antigamente, quando a tecnologia ainda não estava avançada do jeito que está hoje, muitos tratamentos e procedimentos odontológicos eram feitos de formas diferentes, sem a ajuda de nenhum aparelho tecnológico, tendo que se resumir somente as habilidades do dentista, ignorando o fato do paciente sentir dor ou não.
Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, a área da saúde, e consequentemente a odontológica, passaram por diversas mudanças, possibilitando com que tratamentos sejam feitos de forma mais segura, rápida, indolor e menos invasivas, prezando muito mais pelo conforto e segurança do paciente.
Uma das principais conquistas do avanço tecnológico na odontologia foi o surgimento da odontologia digital. Com ela se tornou possível que o cliente veja como ficará o seu tratamento antes mesmo de iniciá-lo. Os tratamentos estéticos foram os que mais se beneficiaram com esse surgimento, fazendo com que o laboratório entregue em cor, tamanho e estética adequadas ao paciente lentes de contato, facetas dentárias e implantes dentários, por exemplo.
A partir desse fato, os tratamentos que eram tão temidos, como o de canal, por exemplo, não precisam mais possuir o mesmo sentimento ao redor deles. A odontologia se esforça a cada ano que passa para entregar avanços na área que possam incluir ainda mais curas, tratamentos e procedimentos a favor do paciente, deixando cada vez mais de lado a necessidade de causar dor a eles, e consequentemente, traumatizá-los em relação ao que um profissional da área exerce dentro de consultório dentário.
O que é possível ser feito em consultório dentário?
Com o avanço da tecnologia, muitos tratamentos e procedimentos surgiram, entregando formas diferentes de cuidar, tanto da saúde bucal, quanto da estética dentária. Segue abaixo as principais áreas odontológicas que mais se beneficiaram com esse avanço.
TRATAMENTOS ESTÉTICOS
CLAREAMENTO DENTAL
O principal tratamento estético disponível em consultório dentário é o clareamento dental. Ele é o responsável por reconquistar o esmalte original dos dentes, deixando-os mais brancos e com uma estética mais bonita. O clareamento faz com que o dente chegue à até 2 ou 3 tons abaixo de branco do que estavam antes. Levando isso em conta, muitas pessoas acreditam que os dentes irão ficar 100% brancos após o clareamento, mas isso, infelizmente, é um mito. Esse tratamento só faz com que eles cheguem, no máximo, na cor do esmalte dentário original. Sendo assim, a expectativa de cada um precisa de estar de acordo com a realidade.
Este é o tratamento estético mais procurado em consultório dentário, principalmente devido ao fato de ele permitir deixar o sorriso mais harmônico, melhorando consideravelmente a autoestima e confiança pessoal do paciente. Afinal, é de consenso universal que o sorriso de cada é o seu cartão de visitas para diversas situações, desde as sociais quanto as profissionais, certo?
Segue abaixo uma listagem com alguns dos principais tipos de clareamento dental disponíveis em consultório dentário;
- Clareamento dental caseiro;
- Clareamento dental feito inteiramente em consultório;
- Clareamento dental a laser;
- Clareamento dental com luz ultravioleta.
O clareamento dental caseiro é o mais comum entre eles. É o mais acessível, porém é o que mais leva tempo para conquistar o resultado completo. O paciente recebe uma moldeira feita sob medida para o uso diário durante algumas horas (prescritas pelo dentista) pelo período de 1 semana. Ao término desse período, o paciente retorna ao consultório dentário para avaliação. Se necessário, é pedido que ele retorne mais uma vez depois de mais uma semana. O tratamento tende a durar de 2 a 3 semanas.
O clareamento dental feito em consultório funciona de forma parecida, mas com supervisão médica. O dentista irá aplicar o gel clareador em uma quantidade maior usado no clareamento dental caseiro, utilizando materiais para bloquear a gengiva. Essa quantidade de gel clareador é usada pois pode ser prejudicial à saúde bucal do paciente caso seja utilizada de forma incorreta. O resultado é obtido mais rapidamente, utilizando apenas algumas sessões para ser conquistado.
Já o clareamento dental a laser funciona de forma diferente e ainda mais rápida. É feita inteiramente em consultório dentário também, e usa o laser para potencializar a ação do gel clareador. O clareamento dental com luz ultravioleta funciona da mesma maneira, mas utilizando a luz ultravioleta que é ainda mais forte e, consequentemente, mais cara.
FACETAS DENTAIS
As facetas dentais consistem em conhas de porcelana ou resina que são feitas sob medida para cada paciente e que proporcionam uma aparência mais natural e aparente aos dentes. São usadas para a correção de manchas nos dentes, desalinhamento, desgaste, irregularidade e espaçamentos.
Elas podem ser feitas de dois materiais: resina ou porcelana. Ambos são fabricados e feitos sob medida para cada paciente em um laboratório de prótese dentária, procedimento conhecido como facetas indiretas, ou podem ser aplicadas diretamente por resina em consultório dentário, chamado de facetas diretas. Elas são coladas ao dente por cimento resinoso. Mesmo com a de porcelana sendo feita de um material mais frágil, no momento em que ela é colada ao dente, ela se torna forte e com uma ótima durabilidade.
Durante a colocação delas, o dentista irá remover uma pequena parte da superfície do dente para que permita que sejam colocadas. Em seguida, ele tira o molde dos dentes e o envia para o laboratório, para, em seguida, quando ela estiver pronta e retornar ao consultório dentário, ser colada ao dente com cimento resinoso.
Durante o período de uso delas, a limpeza é sempre necessária. Elas devem ser limpas da mesma forma que os dentes são, com escovação três vezes com o uso de um creme dental com flúor ao dia e o uso do fio dental uma vez. Isso ajudará com que os restos de alimentos sejam removidos dos dentes, juntamente com a placa bacteriana responsável por causar cáries e problemas gengivais.
LENTES DE CONTATO DENTAIS
As lentes de contato dentais são o melhor exemplo de como a odontologia conseguiu avançar e de como a tecnologia influenciou positivamente nela. Elas são uma das formas mais eficientes de se conquistar o sorriso perfeito, e são sugeridas para pessoas que desejam consertar problemas de espaçamento entre os dentes, mau posicionamento dentário e dentes irregulares que geram incômodos, tanto na estética quanto na mobilidade e mastigação. Essa técnica é completamente indolor, com uma alta durabilidade e consegue alcançar melhoras no sorriso logo nas primeiras horas após a aplicação.
Elas estão fazendo a cabeça de famosos e influenciadores e, consequentemente, influenciando o público a desejar o mesmo tratamento. As redes sociais ajudaram a impulsionar a procura das lentes no consultório dentário, e se tornaram um dos grandes tratamentos estéticos disponíveis pela odontologia. Porém, em contrapartida, o que pode acabar afastando algumas pessoas é o preço, que não é nada barato.
Essas lentes são próteses construídas a parte de cerâmica ou porcelana, e possuem uma estrutura superfina e translúcida, chegando a ter espessura de 0,25mm. Seus riscos de deslocamento ou possíveis fraturas são baixos, mesmo levando em consideração a espessura. Para poder usá-las, o dentista irá primeiro analisar a saúde do paciente, e checar se ele é apto para passar por esse tipo de tratamento. Em seguida, as lentes serão confeccionadas a partir das medidas dos dentes, e quando estiverem prontas, poderá ser feita a aplicação, que dura somente uma sessão no consultório dentário. Ele passará um ácido no dente, deixando-o poroso, que o deixa preparado o suficiente para receber o cimento adesivo e silano que serão os responsáveis por unir a lente de contato ao dente.
Para se ter uma ideia, a durabilidade das lentes de contato dentais consegue chegar até 15 anos, podendo até mesmo, dependendo de cada caso, durarem ainda mais tempo. Para que isso aconteça, é necessário que o paciente retorne ao consultório dentário a cada 6 meses para que o dentista possa fazer uma avaliação e checar se as lentes continuam bem adaptadas e estáveis. Conforme o tempo for passando, e os hábitos de higiene e cuidados do paciente forem corretos, as visitas podem diminuir para apenas uma vez ao ano. Por exemplo, roer unhas, mastigar alimentos duros, fumar e fazer a abertura de embalagens com os dentes devem ser hábitos abolidos.
Entretanto, existem algumas contraindicações. Pacientes com cáries, tártaro, canal que não teve o tratamento devido, dentes quebrados ou trincados, patologias de gengivas não são permitidos a passarem pelo tratamento com lentes de contato. Além disso, quem tiver bruxismo ou o hábito de roer as unhas também não deve passar por ele devido à espessura das lentes. Para esses pacientes, o mais indicado seria o uso de facetas dentárias.
PREENCHIMENTO FACIAL
O preenchimento facial é outro exemplo de tratamento estético presente em consultório dentário que anda movimento as redes sociais, e o mundo dos famosos e celebridades. Sua popularidade, que era baixa antigamente, vêm crescendo cada vez mais. Porém, há quem pergunte porque ele está presente em consultório dentário sendo que ele não lida diretamente com a área bucal do paciente.
Essa pergunta pode ser facilmente respondida. O profissional odontológico precisa se especializar não somente na área bucal, mas também precisa ter conhecimento de a anatomia da face para exercer a profissão. Hoje em dia, os profissionais odontológicos possuem autoridade tanto para o uso terapêutico quanto do estético da técnica de preenchimento.
Mas, afinal, no que consiste o procedimento de preenchimento facial? Ele é responsável por embelezar e reestruturar a pele envelhecida, por meio da aplicação do ácido hialurônico diretamente na pele. Essa aplicação permite com que sejam preenchidas rugas e sulcos, além de melhorar consideravelmente o contorno da face. Em alguns casos, pode ser utilizado para aumentar o volume dos lábios.
O procedimento é feito inteiramente em consultório dentário, utilizando anestesia local ou tópica, com agulhas ou cânulas. As formas de aplicação são diversas, podendo variar entre derme superficial, derme profunda e tecido subcutâneo. Além disso, há inúmeros calibres e dimensões de agulhas que podem ser usadas para essas formas de aplicação. Porém, para o preenchimento de lábio, por exemplo, o procedimento é diferente, fazendo a aplicação da injeção de forma que o nervo da região seja bloqueado.
Geralmente, o preenchimento facial é aplicado no bigode chinês, lábios, região supra labial, olheiras, maçãs do rosto, contorno de mandíbula, e consegue preencher cicatrizes da face. As contraindicações ficam por conta de portadores de doenças autoimunes, gestantes, mulheres em processo de amamentação, pessoas alérgicas a qualquer componente da formulação do preenchimento, e pessoas que possuem inflamações nos locais em que desejam fazer o preenchimento.
TRATAMENTOS CLÍNICOS
PROFILAXIA | LIMPEZA DENTÁRIA
Saindo dos tratamentos estéticos, e indo para os clínicos, o mais comum entre eles é a profilaxia, conhecida como limpeza dentária. Ela é responsável por limpar completamente os dentes, removendo placas bacterianas e tártaros presentes nos dentes, sendo feita inteiramente em consultório dentário, e mantendo a saúde bucal do paciente.
A limpeza ajuda a prevenir com que cáries, canal e até mesmo doenças periodontais venham a aparecer. O ideal é fazê-la de 6 em 6 meses, mas, se possível, de 3 em 3 pode ser o espaço de tempo ideal entre uma e outra. Caso ela não seja feita durante esses períodos de tempo, as possibilidades dos acúmulos de bactérias causarem inflamações na gengiva será grande.
O tratamento é feito por um dentista dentro do consultório dentário e utiliza apenas 1 consulta, e 4 passos necessários. O primeiro deles é a Tartarectomia, que consiste na utilização de ultrassom ou instrumentos curetas para fazer a raspagem dos tártaros. Em seguida, é jogado um jato de bicarbonato de sódio dentro da boca, que irá remover toda a placa bacteriana e tártaro, além de conseguir polir os dentes. Encerrando esse passo, é feito uma escovação completa com uma escova elétrica e uma pasta de dente profissional. E, para finalizar, é aplicado o flúor, que tem como intuito devolver os minerais a boca, além de conseguir fortificar os dentes.
BRUXISMO
O bruxismo é conhecido por ser uma desordem funcional que faz a pessoa, de forma involuntária, ranger e apertar os dentes, principalmente, durante o sono. Esse é um hábito perigoso, que pode chegar a causar dor, e o amolecimento e desgaste dos dentes. Em casos mais sério, podem aparecer problemas ósseos, na gengiva e nas articulações da mandíbula.
As causas do bruxismo podem variar. Muitas deles são devido a problemas psicológicos, como estresse, ansiedade, etc. Mas pode vir a ser apneia e dores no dente ou na garganta. É preciso consultar um consultório dentário para saber verdadeiramente qual a causa, e obter o tratamento correto para ela.
Mas, primeiramente, é preciso analisar os sintomas que causam o bruxismo. Entre os principais estão:
- Dores de cabeça;
- Dores nos músculos da mandíbula;
- Zumbidos e dores no ouvido;
- Dores no pescoço;
- Estalos ao abrir e fechar a boca;
- Alterações no sono.
Para tratar o bruxismo, é preciso analisar mais a fundo o que o está causando. Se o causador for estresse e ansiedade, o paciente é encaminhado para terapias de relaxamento, onde serão passadas atividades que consigam tranquilizar a mente, como, por exemplo, praticar meditação antes de dormir, ouvir músicas que relaxem, ler um livro ou fazer passeios em parques. Mas, em todo caso, pode também ser indicado que o paciente use as conhecidas plaquinhas de bruxismo, que são feitas de resina acrílica, e impedem com que se cause atrito entre os dentes superiores e inferiores.
Mas, se o caso não for estresse, a solução talvez seja a utilização de aparelhos ortodônticos, restaurações ou coroas dentárias. Por esse motivo, é sempre necessário ir ao encontro de um consultório dentário para entender mais a fundo a causa do bruxismo, e ser encaminhado para o tratamento correto.
EXODONTIA | EXTRAÇÃO DENTAL
A extração dental é um dos procedimentos mais temidos em consultórios odontológicos, tanto pela finalidade do problema, quanto pela dor. Mas esse é um dos casos que o avanço da odontologia permite proporcionar um maior conforto do paciente, deixando de lado dores insuportáveis durante os procedimentos cirúrgicos de extração.
Esse procedimento é indicado quando existirem cáries muito profundas nos dentes, infecções que destruíram grande parte dos dentes ou do osso adjacente, ou quando não existe espaço suficiente para todos os dentes na boca, como é o caso do nascimento do siso, por exemplo. Essas causas acontecem quando não há mais nenhum outro tratamento que consiga curá-las, deixando como opção apenas a extração dental.
Alguns dentistas recomendam que dentes que nasceram apenas parcialmente passem pela extração também. Quando isso acontece, as bactérias conseguem se instalar em volta desse dente, causando infecções que podem se estender diretamente para o osso adjacente, se tornando um problema ainda mais sério. Remover esses dentes pode ajudar a prevenir essas infecções, danos aos dentes e aos ossos adjacentes, além de sofrimentos futuros.
Existem dos tipos de extração dental em consultório dentário: a extração simples e a extração cirúrgica. A simples é feita em dentes que podem ser vistos na boca. O dentista utiliza uma alavanca para soltar o dente desejado, e utiliza uma pinça para removê-lo. Já na cirúrgica o procedimento é um pouco mais complexo, sendo utilizado quando o dente possui chances de interromper a linha da gengiva ou quando não entrou em erupção na boca. Sendo assim, o dentista faz uma pequena incisão na gengiva para remover o dente. Em todos os procedimentos o paciente recebe a anestesia local.
PERIODONTIA
A periodontia, tratada em consultório dentário, é a área da odontologia que lida com os problemas que afetam desde a gengiva até os ossos que a sustentam, como, por exemplo, infecções e inflamações nessa área, conhecidas como gengivite e periodontite. Esses problemas são causados, em uma grande maioria das vezes, devido à má higienização bucal.
Alguns casos mais leves conseguem regredir sem que precise da intervenção do consultório dentário se o paciente adotar alguns cuidados extras durante a escovação. Mas, é recomendado que o paciente não deixe de ir ao consultório dentário checar o problema. As doenças periodontais não devem ser menosprezadas, pois, caso contrário, podem chegar a levar à perda dos dentes e oferecer ameaças a saúde como um todo.
A gengivite é o estágio inicial da periodontite. Seus sintomas consistem em vermelhidão na gengiva, inchaço, sensibilidade e sangramentos durante a escovação. Ela acontece devido ao acúmulo de placa bacteriana no local. Em casos mais sérios, ela pode chegar a causar a retração da gengiva, que consegue deixar os dentes com uma aparência mais alongada, além de mau hálito, gosto ruim na boca e a formação de pus.
Ela consegue ser tratada com a profilaxia (limpeza dentária), dentro de consultório dentário, que tem como objetivo remover toda a placa bacteriana e o tártaro. O paciente ainda recebe orientações sobre escovação e uso do fio dental, além de ser prescrito o uso de antibióticos quando necessário.
Já a periodontia é o estágio final das doenças periodontais. Tratada inteiramente em consultório dentário, ela acontece quando a gengiva não é devidamente tratada, e quando a inflamação ou infecção da gengiva já conseguiu atingir as fibras e os ossos, tornando possível a perda dentária. Bolsas são formadas na gengiva, que favorecem a destruição dos tecidos e o abscesso dentário. Em casos ainda mais sérios, existe a possibilidade de acontecer a endocardite, que acontece quando a bactéria cai na corrente sanguínea, causando infecções na válvula do coração.
Para tratar dessa doença, também é feita a profilaxia feita em consultório dentário, orientações sobre melhoras na higienização bucal e uso de antibióticos para ajudar na infecção. Dependendo do caso, talvez seja necessário o paciente passar por um procedimento cirúrgico para limpar as bolsas profundas da gengiva e remover dentes muito comprometidos, com o intuito de evitar que a infecção se espalhe ainda mais.
O medo de consultório dentário
Como visto, o avanço tecnológico e odontológico favoreceu os tratamentos, fazendo com que muitos se atualizassem, deixando de lado o desconforto e o incômodo do paciente, e que outros surgissem, trazendo ainda mais benefícios para a consulta no consultório dentário. O medo do dentista é algo que pode ser combatido. Deixar de cuidar da saúde bucal é algo extremamente perigoso, e que não deve ser menosprezado.