Consultório de odontologia: como gerenciar de forma eficiente
A gestão de um consultório de odontologia envolve muitos processos e variáveis. Normalmente, profissionais que se graduam em odontologia pouco são treinados e informados durante a graduação sobre como administrar um empreendimento. O domínio da contabilidade, finanças e gestão de processos e pessoas são apenas algumas das condições mínimas necessárias e exigidas para que o negócio obtenha êxito.
Sendo assim, quem tem interesse no assunto deve buscar auxílio e conhecimento de modo que:
- É preciso revisar de maneira recorrente o planejamento estratégico da empresa: o mercado sofre alterações ao longo do tempo. Novos concorrentes surgem, serviços novos são oferecidos, novos equipamentos são lançados e outros fatores que antes não existiam passam a influenciar nos negócios. Sendo assim, a revisão deve tem como objetivo justamente considerar os aspectos antes inexistentes e que passam a ter peso importante nas futuras tomadas de decisão;
- Os processos sejam mapeados e a empresa como todo procure melhorar processos por meio de automação, promovendo maior eficiência e rentabilidade ao negócio;
- A organização do ambiente e dos materiais devem ser feitos de maneira exemplar. Dessa forma fica nítido aos pacientes que o seu consultório tem uma boa equipe;
- Sejam feitos investimentos em tecnologias. Além dos equipamentos, o consultório deve contar com auxílio de sistemas que ajudem na gestão e organização. Com softwares simples, por exemplo, é possível facilitar o agendamento, controle de consultas e pagamentos.
Consultório de odontologia: é preciso estar atento ao mercado
Um dos pontos chave para o êxito de um consultório de odontologia é o constante monitoramento do mercado. É importante saber o rumo que a odontologia e suas especialidades estão seguindo, os desafios que enfrentam, os novos comportamentos e patologias que os pacientes apresentam, os tratamentos vigentes, as inovações e descobertas de equipamentos e instrumentos. Esses são apenas alguns poucos exemplos do que o profissional que conduz um consultório de odontologia deve se preocupar e estar atento.
Outro ponto importante é o monitoramento da concorrência. É preciso saber quais tratamentos seus concorrentes oferecem, quais vantagens e desvantagens seu consultório apresenta e o que pode ser melhorado.
Por fim, um consultório de odontologia não pode apenas agir de forma reativa com relação a sua carteira de pacientes. Sendo assim, é preciso que haja investimento em marketing, que se explore os canais de comunicação e redes sociais, que estratégias de prospecção e retenção dos pacientes sejam elaboradas, planejadas, executadas e monitoradas para que se consiga manter um bom fluxo de pacientes.
Consultório de odontologia controle financeiro e contratação de profissionais são essenciais
Uma parte elementar de qualquer negócio é a gestão financeira. É preciso definir o fluxo de caixa, o período necessário para que a empresa comece a dar lucro e a rentabilidade da operação, por exemplo. Além disso, é essencial que fique muito bem claro a separação entre as contas pessoais e as contas do consultório de odontologia. Para auxiliar na tarefa, é possível procurar por sistemas que possam auxiliar nos mais diversos controles, automatizando lançamentos e a geração de relatórios.
Por fim, a contratação dos profissionais é também muito importante. Como o consultório de odontologia presta um serviço, qualidade no atendimento e simpatia contribuem para a retenção do paciente. Somente uma boa parte técnica e execução correta dos procedimentos odontológicos não garantem que o paciente fique satisfeito.